Experiência do dia: A Garrafa Invisível

Experiência do dia:
A Garrafa Invisível




Ingredientes: copo de vidro; glicerina (Você encontra glicerina em farmácias com um custo médio de R$3,00 reais); garrafa pequena.

Instruções: encha o copo e a garrafa com glicerina, até a metade. Coloque a garrafa no corpo e veja sua metade inferior desaparecer. Se quiser, faça uma comparação com um copo e garrafa cheios de água.



O segredo? O índice de refração da glicerina e do cristal são muito similares tornando seus limites indistintos. Criançada, podem tentar isso em casa.
 
Enxergamos um objeto opaco quando a luz reflete em sua superfície e atinge nossos olhos. Quando o objeto é translúcido (água, vidro) somente o percebemos quando a luz muda de velocidade e de direção antes de atingir nossos olhos.
 
A glicerina e o vidro possuem índices de refração muito próximos. Isso significa que a luz possui a mesma velocidade tanto no vidro quanto na glicerina. Como as velocidades são iguais, o desvio sofrido pela luz é o mesmo e nossos olhos não conseguem distinguir o que é vidro e o que é glicerina, temos impressão então que a garrafa desapareceu.


Share:
Blog da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, Belo Horizonte - MG. Tecnologia do Blogger.

CADASTRO PARA A ESCOLA INTEGRAL

CADASTRO PARA A ESCOLA INTEGRAL PARA ALUNOS MATRICULADOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS E ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Podem ser cada...

Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

Notificações via e-mail