Projeto: Leitura em conexões.



PROJETO: LEITURA EM CONEXÕES.

Quando quiser ampliar seu universo cultural: Leia um livro...
 
TODA EMPEV ENVOLVIDA NO PROGRAMA DE LEITURA LITERÁRIA: FORMAÇÃO DE LEITOR.


CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR!
SAIBA MAIS:


PROJETO: “VIAGEM PELO MUNDO DAS HISTÓRIAS” (VISITA À BIBLIOTECA).

    A contação de histórias acontece na Biblioteca. Os livros são selecionados previamente, de acordo com a faixa etária das crianças, interesses temáticos ou demanda dos professores da turma. Em alguns momentos parte-se em viagens para o mundo da fantasia: em outros, trabalha-se com literatura reflexiva em consonância com as temáticas trabalhadas no currículo escolar.

CANTINHO DE LEITURA EM SALA DE AULA”

    Em cada sala de aula existe um armário específico para o acervo literário.
    A proposta da escola é otimizar um espaço nas turmas de 1º ciclo, para que as crianças possam realizar leitura em sala aula, individuais e independentes e / ou coletivas. Um lugar reservado à leitura de contos, de gibis, de revistas, além de livros de pintura, de imagens, dentre outros.
    Esse espaço deverá ser aconchegante, com tapetes, pufs etc. Os armários serão colocados mais baixos, para que todas as crianças tenham acesso independente e o acervo deverá ser renovado no mínimo duas vezes por ano ( Trocas entre salas, novas aquisições).
    Nas salas de 2º ciclo, infelizmente, o espaço não é suficiente para esse canto de leitura, portanto, os estudantes deverão usar as próprias carteiras ou outros espaços da escola (como pátio ou biblioteca) para leitura dos livros.


Projeto: “Nossas Raízes: Africanas e Indígenas” TRABALHANDO COM AS LEIS – 10.639/03 E 11.645/08” 

    Será montada uma mesa temática, na qual serão expostos livros literários e materiais diversos sobre o tema. A cada trimestre as turmas visitarão essa mesa e farão a escolha do material que a turma irá trabalhar naquela etapa. Será importante que seja respeitado o interesse de cada sala. A partir da escolha, professores e alunos irão explorar o material com vistas a se apropriar dessas culturas, desenvolvendo nos estudantes o respeito e valorização pelas culturas que formaram a nossa sociedade. 



Ação Literária - Doações e Trocas de livros literários, informativos e revistas em quadrinhos”.

    Esse evento acontecerá uma vez por ano durante a Mostra Cultural da escola.
   Será realizado um levantamento do acervo da biblioteca, para verificar a possibilidade de doações de livros com muitos exemplares e com pouco histórico de empréstimo .Fazer categorização dos livros de acordo com gênero e faixa etária para a doação no dia da Mostra Cultural. Serão solicitadas a toda a comunidade doações de livros para este evento, de forma a enriquecer ao máximo nossa ação literária.





DA BIBLIOTECA PARA A SALA DE AULA”
    
    Os alunos visitam a Biblioteca uma vez por semana, de acordo com o horário de aula. Lá eles ouvem a leitura de um livro, comentam e fazem reflexões sobre a história lida, junto à auxiliar de biblioteca.
    Ao retornarem para a sala de aula, registram, de forma coletiva ou individual (alternado) perguntas técnicas ou subjetivas referentes ao livro lido, as quais são elaboradas por eles. Em seguida registram uma resenha do livro .Também é feita a ilustração e apreciação do livro.
 
CATÁLOGO LITERÁRIO

    O estudante visita a biblioteca uma vez por semana, escolhe um livro e o leva para casa. Esse livro deverá ser lido e os alunos preencherão uma ficha com informações e ilustrações sobre a obra, a qual será colada no catálogo. 


PASTA DE LEITURA”
  • A criança levará para casa um livro da biblioteca ou do Cantinho de leitura da sala de aula e uma pasta com fichas a serem preenchidas com informações e ilustrações sobre o livro;
  • Deverá devolver o material no dia determinado. A criança terá dois dias para realizar a tarefa: Leva segunda-feira e devolve na quarta-feira, leva na quarta-feira e devolve na sexta-feira e outra criança leva na sexta-feira e devolve na segunda. Sempre seguindo essa ordem;
  • Neste período a criança irá preparar junto com o responsável a contação ou leitura da história para os colegas, apresentará também a ficha e a ilustração feita por ela;
  • A critério da criança e da família, poderão confeccionar cartazes, fantoches, trazer objetos, caracterizar-se de algum personagem ou elaborar qualquer artifício para tornar a apresentação, mais interessante, lúdica e prazerosa para a turma;
  • As crianças terão a oportunidade de escolher livros de seu interesse, desfrutar a beleza das palavras, divertir-se com os personagens e vivenciar situações que irão favorecer a apropriação da linguagem escrita e oral em atividades significativas para elas. 



 PROJETO LITERART” ( A LITERATURA E A ARTE EM AÇÃO).

    O Projeto inicia-se com a pintura da sacola literária, onde cada turma representou um tema relevante envolvendo arte e literatura.
- Todos levam para casa um livro, um caderno e uma sacola, semanalmente.
- A cada toca de livros os alunos levam um novo desafio;
- Alguns dos desafios:
  • Confeccionar fantoche dos personagens principais dos livros;
  • Escrever um novo final para a história;
  • Recontar a história e depois entrevistar o ouvinte;
  • Montar um quebra-cabeça inspirado na capa do livro;
  • Criar um caça- palavras com palavras do livro;
  • Elaborar duas perguntas para o próximo leitor do livro;
  • Elaborar uma propaganda, em forma de cartaz para incentivar outros colegas a lerem o livro.
    -Ao final do projeto será entregue a cada aluno um certificado de participação e uma medalha de “Bom Leitor” como estímulo à continuidade da prática de leitura.



LEITURA & INFÂNCIA

    Este projeto é uma forma de socialização de alguns trabalhos de literatura desenvolvidos com as turmas . A socialização acontece através de: apresentações de teatro, músicas, danças e outros para demais turmas do 1º ano e os pais dos alunos da turma que for apresentar. As atividades são sempre relacionados a temas significativos e de interesse das crianças de forma lúdica e prazerosa. Acontece uma vez por semestre para cada turma, totalizando 2 vezes ao ano.



OFICINA DE CONTO, RECONTO E PRODUÇÃO DE TEXTO” (REESCRITA)

    A professora fará a leitura para a turma de um livro de literatura do FNDE, previamente escolhido pelos alunos. Em seguida, os estudantes farão o reconto coletivamente. A atividade será realizada em grupos de 4 alunos, onde eles recontarão entre si as partes da história. Um aluno fará o relato por escrito. Outra dupla ilustrará a história. Após essa etapa, cada grupo apresentará sua reescrita para toda a turma. Todas as reescritas serão coladas no painel da sala de aula entitulado “Oficina de Produção de Textos: conto, reconto e reescrita”.
    
Banner com o resumo de todos os projetos – Seminário de enceramento do Curso de Articuladores de Leitura: Dia 03/12/18 Auditório da FAE – Palestrante: Rildo Cosson – Formadora do Programa de Leitura Literária: Marta Passos – Equipe de apoio Pedagógico da DIRE Oeste: Rodrigo e Suzana – Articuladora de Leitura: Nora Nei.




Share:
Blog da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, Belo Horizonte - MG. Tecnologia do Blogger.

Mostra Cultural EMPEV 2019

Criar... Pintar... Desenhar... Recortar... Sonhar... Dar asas a imaginação! Aprender brincando e construindo novas possibil...

Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

Notificações via e-mail