Ensaio sobre a pandemia do Corona Vírus Covid19

Ensaio sobre a pandemia do 
Corona Vírus-Covid19
Vivemos uma era de mudanças, tempo de rever conceitos e atitudes; para consigo e sobretudo para com o outro.
A atual pandemia do Covid-19 espalhou-se pelo mundo todo. Com ela novos comportamentos foram necessários serem adquiridos, como o isolamento social. Isolamento que é fundamental para que a pandemia não se alastre mais e não traga ainda mais prejuízos ao país e as famílias. Portanto, dentro do possível, Fique em Casa. Protejam os idosos e crianças.
Com o isolamento, sintomas como ansiedade, tristeza, pânico, podem ser potencializados. Como minimizar esses efeitos? Aqui coloco algumas sugestões:
- Ouvir músicas relaxantes, calmas, que façam desacelerar o pensamento. Ouvir música com os sons da natureza podem ajudar a relaxar.
- Trabalhar a respiração. No YouTube há diversos canais que podem ajudá-los neste quesito. Trabalhar a respiração ajuda a relaxar, acalmar.
- Exercícios físicos para quem tem indicação é muito bom para um melhor funcionamento da química cerebral; deixa as pessoas mais dispostas. Mas não se esqueçam de adaptar as atividades físicas para a nova realidade: realizá-los dentro de casa. Em caso de dúvida sobre fazer ou não atividades físicas: procure o seu médico.
- Evitar discurso alarmista; precisamos trabalhar com a realidade, ainda não sabemos o real impacto da pandemia em nossas vidas; porém focar no pior, embasados principalmente em notícias falsas, pode aumentar o sentimento de insegurança, pânico e tristeza. Não compartilhe notícias sem antes verificar a veracidade, não compartilhe só porque um de seus parentes e amigos estão compartilhando; verifique se o áudio, vídeo ou texto é real e dentro do contexto. É nossa responsabilidade prezar pela verdade. Diga não as FAKE NEWS.
-Diálogo neste momento é fundamental: Converse com as pessoas próximas de você; pergunte o que sentem, como vêem a atual situação. Expresse seus sentimentos; seja conversando com as pessoas, seja através de escrita, desenhos, etc. Utilize dos meios "tecnológicos" como chamadas de vídeo para conversarem com que não está fisicamente próximo, esta atitude faz com que as pessoas se sintam menos sozinhas. Expressar os sentimentos é uma forma de não guardar tudo para nós, não somos super heróis, não podemos resolver todos os problemas sozinhos.
Você sabia que a Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal tem um projeto social que conta com dois psicólogos, que atendem os alunos, as famílias e a comunidade? Ficou interessado? Procure por mais informações na Direção ou Coordenação escolar.
Neste momento onde a proximidade física não é recomendada, atendimentos na modalidade virtual são uma opção possível.


Fábio Eduardo da Silva Pereira
Psicólogo clínico.


Share:

Desafio Junino

Lançamos o desafio e nossos alunos e familiares brilharam!!! ...

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES: