Duolingo

A nossa sociedade está em constante transformação, hoje essas mudanças são também incentivadas por novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), que aos poucos, vão se interligando a atividade educativa. É importante que se desenvolva dentro da escola, “uma cultura que implica o uso das TICs não para reproduzir velhos hábitos de ensino e aprendizagem transmissivos, e sim para fomentar novas formas de aprender e ensinar em que o docente seja o mediador de um diálogo que transcenda a sala de aula” (POZO; ALDAMA, 2014; pg. 13). A tecnologia chegou à escola, mas ainda não foi totalmente incorporada ao currículo como proposta pedagógica, contradizendo o que os Parâmetros Curriculares Nacionais retratam como um objetivo da educação, que é desenvolver no aluno habilidades para a utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos. Sobre o uso de softwares para ensino de Língua Estrangeira, os PCN citam a necessidade de se adotar uma atitude crítica ao examiná-los, certificando-se de sua real contribuição, onde softwares adequados, podem se constituir em apoio eficaz no ensino e aprendizagem, particularmente se incluírem elementos visuais e sonoros acompanhando o conteúdo linguístico”. (BRASIL, 1998. pg.87).

Sabemos que as mudanças nas formas de comunicação e de troca de conhecimentos motivadas pelo uso generalizado das tecnologias digitais nos diversificados campos da sociedade, demandam uma reformulação das relações de ensino e aprendizagem, tanto no que diz respeito ao que é feito nas escolas, quanto a como é feito. Precisamos então começar a pensar no que realmente pode ser feito a partir da utilização dessas novas tecnologias, particularmente da Internet, no processo educativo. Para isso, é necessário compreender quais são suas especificidades técnicas e seu potencial pedagógico.

Diante da incorporação das TICs na educação, despertou-nos o interesse pela utilização do Duolingo no laboratório de informática da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal (o laboratório é um espaço tecnológico de aprendizagem, que tem como objetivo a difusão das novas tecnologias dentro do ambiente escolar), como recurso incentivador ao aprendizado de um novo idioma pelos estudantes. O Duolingo é uma plataforma gamificada, ou seja, apresenta-se em forma de jogo; sendo assim, cada lição é uma fase e ao se concluir uma lição, outra é desbloqueada. Ele oferece um ambiente exclusivo para escolas, permitindo que professores acompanhem, a partir de um painel de controle, o desempenho de seus alunos, o que pode ajudar a identificar pontos fortes e fracos, essa plataforma possui uma tecnologia de aprendizagem adaptativa, capaz de ajustar as tarefas ao nível do conhecimento de cada usuário, possibilitando que cada indivíduo siga seu ritmo, sem a necessidade de ficar correndo atrás dos outros, a ferramenta é capaz também de formular exercícios de reforço personalizados de acordo com a necessidade de cada aluno. Outro ponto positivo da plataforma é a possibilidade da prática do novo idioma a qualquer momento seja dentro ou fora da escola, através de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso a internet.

Crianças da Escola Integrada em seu primeiro contato com o Duolingo - EMPEV - Março/2019.

Crianças da Escola Integrada em seu primeiro contato com o Duolingo - EMPEV - Março/2019.
Crianças da Escola Integrada em seu primeiro contato com o Duolingo - EMPEV - Março/2019.


Blog da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, Belo Horizonte - MG. Tecnologia do Blogger.

Mostra Cultural EMPEV 2019

Criar... Pintar... Desenhar... Recortar... Sonhar... Dar asas a imaginação! Aprender brincando e construindo novas possibil...

Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

Notificações via e-mail