Hora do Código



PROJETO: A HORA DO CÓDIGO

A história mostra que a chave do desenvolvimento de muitos países esteve sempre atrelada a pesquisa e inovação científica. Políticas públicas que incentivam a pesquisa e a inovação industrial são essenciais para o desenvolvimento econômico. A maioria dos países desenvolvidos e aqueles que buscam escapar do subdesenvolvimento entenderam essa regra e investem na formulação de políticas voltadas a incentivar e acelerar as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação industrial (PD&I).

Podemos ainda observar que os computadores estão em toda parte, mudando todos os setores do planeta, onde menos da metade das escolas ensinam ciência da computação e que atualmente cerca de 90% dos trabalhos pedem algum conhecimento em tecnologia. Sabemos que muitos empregos e profissões serão extintos por conta da automação e robotização. Já existem máquinas operadas por médicos, fazendo operações cirúrgicas com muita precisão. Daqui um tempo, não seremos atendidos por seres humanos em redes de fast foods, os robôs montarão os lanches e farão todo o atendimento. Na Austrália, por exemplo, existe uma pesquisa que aponta que 60% jovens estão entrando em faculdades almejando profissões que serão extintas nos próximos 15 ou 20 anos.


Por todos esses motivos, muitos países já começaram a implementar ciência da computação na grade curricular de suas escolas. O movimento teve início nos Estados Unidos e mesmo eles tendo liderado o avanço da programação nas escolas, ainda estão muito longe de chegar em outros estados. Por enquanto apenas oito deles adotaram como obrigatório a disciplina no currículo escolar e muitas escolas estão fazendo isso de maneira independente. O Brasil caminha para o mesmo objetivo, já temos muitas iniciativas e muitas escolas já começaram a se mexer.


A Hora do Código

Utilizamos a plataforma CODE como principal ferramenta para o desenvolvimento do projeto em nossa escola. O site www.code.org é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é divulgar e ensinar programação a pessoas de todas as idades. A instituição tem parcerias com vários gigantes da tecnologia, e algumas das aulas são ministradas por personalidades da área, como Mark Zuckerberg e Bill Gates, por exemplo.

Traduzido como “A Hora do Código do Brasil”, o projeto liderado pela Fundação Lemann visa desmistificar a programação e apresentar material de qualidade para que pais, professores e alunos tenham acesso às matérias da área de forma amigável. A Hora do Código é um movimento global que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países.

A ideia do projeto desenvolvido pela Oficina de Informática da EMPEV é que os estudantes programem para entender o básico da lógica de programação e com isso desenvolvam outras habilidades essenciais que irão potencializar seu desenvolvimento e progressão em todas as outras áreas do conhecimento ofertadas pela escola. Aprendendo fundamentos básicos da programação, os alunos podem desenvolver o seu próprio app, o game dos seus sonhos e o que mais quiserem, além de aprenderem a programar de uma forma bem lúdica e interativa, com os personagens de Star Wars, princesas de Frozen, Minecraft e outros.

Clique aqui e faça você também o Duolingo!.
Crianças do programa Escola Integrada tendo o primeiro contato com a plataforma CODE. Setembro de 2018.

Crianças do programa Escola Integrada tendo o primeiro contato com a plataforma CODE. Setembro de 2018.
Blog da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, Belo Horizonte - MG. Tecnologia do Blogger.

Política de segurança alimentar de Belo Horizonte é referência Internacional.

Reconhecida internacionalmente por meio de prêmios e participação em fóruns e conferências internacionais, a política de Segurança Aliment...

Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

Notificações via e-mail