Bienal Mineira do Livro 2022

Bienal Mineira do Livro 2022

BH será capital brasileira da literatura de 13 a 22 de maio

Edição no BH Shopping deve receber 200 mil visitantes com ações formativas e culturais, apresentando 50 editoras com centenas de autores e milhares de livros em inédita parceria com entidades mineiras para curadoria de 11  eixos temáticos e estação vivencial que estimulem a leitura e fomentem as vendas de livros

A “Bienal Mineira do Livro” acontecerá de 13 a 22 de maio, no BH Shopping, promovendo ações formativas e culturais para estudantes e professores. A expectativa da organização do maior evento literário em Minas Gerais é atrair 200 mil visitantes em uma inédita programação, reunindo mais de 50 editoras, dezenas de autores e milhares de livros. A iniciativa educacional do Grupo Asas apresentará, em parceria com a Câmara Mineira do Livro, diversas atividades e a segmentação da programação por interesse em 11 eixos temáticos, envolvendo a participação de reconhecidas entidades: secretarias de educação (Estado e Belo Horizonet), Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Fundação Dom Cabral, Academia Mineira de Letras, Instituto Pró-Livro, Instituto Fernando Sabino, Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais e SinepeMG, entre outras.   

A proposta é um estímulo à leitura, especialmente entre as comunidades mais vulneráveis, fomentando a cadeia econômica mineira do livro.  A Bienal conta também com o apoio dos governos estadual e municipal  em uma política intensa para democratizar o acesso a atividades culturais e educacionais com a distribuição de mais de 84 mil ingressos para professores e estudantes da rede pública e 200 escolas da rede privada em Belo Horizonte. 

A programação cultural exibirá dezenas de atividades culturais e educacionais para formação de leitores e intensificação do hábito da leitura. Um dos diferenciais desta 6ª edição está na inovação com a setorização da programação por tendências em encontros literários e a participação de grandes entidades mineiras e brasileiras, responsáveis pela curadoria de 11 eixos temáticos essenciais, focando no melhor atendimento para todas as faixas etárias:  

1.    Espaço Negócios - Curadoria: Fundação Dom Cabral -  rodadas de negócios e promoção de atividades para formação, atualização e enriquecimento da prática empresarial entre gestores da cadeia econômica do livro: editoras, livrarias, distribuidoras e fornecedores. 
2.    Mais Idade Mais Livros - Curadoria: Rede Longevidade  -  encontro do público 60+ e as personalidades de obras focadas em temas para discussões, envolvendo o envelhecimento dos brasileiros e as urgentes adaptações/alterações para ambientes físicos, mercado de consumo, serviços, costumes, relações sociais e culturais. 
3.    Café Literário - Curadoria: Academia Mineira de Letras com a participação especial de Rogério de Faria Tavares  -   palestras e rodas de conversas com autores. Encontros entre o público adulto e escritores  para discussões sobre temas variados da literatura, processos criativos, livros, tendências, cotidiano e temas globais. 
4.    Conexão Livro - Curadoria: Grupo Asas   - contato com temas variados e apresentadores das mais diversas atividades para a materialização da bibliodiversidade no setor livreiro e atendimento. As atividades envolverão conversas, apresentações e vivências para o leitor encontrar autores e personalidades, discutindo temas, como a empatia, humanidades, meio-ambiente, políticas públicas, equidades, esportes em geral, acessibilidade, diversidade, conhecimento de fundo e repertório cultural. 
5.    Espaço Eu Criança - Curadoria: Câmara Mineira do Livro  - ações culturais e educacionais para visitantes de 0 a 6 anos e os acompanhantes com autores e contadores de histórias. As interações abordam obras literárias disponíveis na iniciativa, valorizando o livro como disseminador de histórias infantis e infanto-juvenis. 
6.    Biblioteca Viva - Curadoria: Instituto Pró-Livro - oficinas de mediação e atividades de formação e atualização para bibliotecários e/ou profissionais responsáveis por bibliotecas e/ou salas de leitura. Os participantes terão acesso a pesquisas, comprovando a eficiência da leitura no incremento da aprendizagem de crianças e jovens, assim como as melhores práticas para equilibrar acervo, espaço físico, gestão e mediação. 
7.    Encontro Educação - Curadoria: Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SinepeMG), Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte -  atividades formativas e de atualização para educadores, coordenadores pedagógicos e profissionais, focadas em ações de transformação social pela leitura, ampliação do repertório cultural e do estímulo à educação com propósito, apresentando educadores e mediadores de leitura com  casos de sucesso para incentivar a leitura. 
8.    Palavras Com Tempero -  Curadoria: Instituto Fernando Sabino – espaço de entretenimento para famílias, ligado à poesia, ao audiovisual e à música. 
9.    Cozinha Mineira em Prosa e Verso - espaço para valorização da gastronomia mineira com a reunião das mais expressivas obras  e a presença dos seus autores, abordando uma das maiores riquezas culturais do Brasil: a culinária de Minas Gerais. 
10.    Turismo em Minas, Conquiste Histórias – apresentação de guias e livros sobre os atrativos turísticos culturais mineiros e os principais ativos: roteiros, conjuntos receptivos, rede de hospitalidade etc. 
11.    Estação Vivencial Leitura Inclusiva - Curadoria: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - espaço para partilha de experiências, saberes e materiais pedagógicos, como oportunidade de leitura para pessoas com necessidades especiais.


Programação completa e venda de ingresso no site: www.bienalmineiradolivro.com.br  

Fonte: http://portalbelohorizonte.com.br/eventos/feira/literatura/bienal-mineira-do-livro-2022



Share:

Atividade de Ciências, construção de um vulcão.

  Atividade de Ciências, construção de um vulcão. É com muita alegria que começamos o ano de 2021 com tantos trabalhos lindos! Parabéns pequ...

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES: